Velocidade e qualidade marcam obras do sistema CES

Uma residência e a ampliação da PUC Joinville necessitaram de vantagens diferentes fornecidas pela tecnologia steel frame


A construção de dois blocos para a PUC Joinville necessitava de agilidade. Já a execução de uma residência em São Bento do Sul (SC) cobrava alta qualidade do processo construtivo. Mesmo com necessidades diferentes, a Ideal Soluções aplicou nos dois casos a estrutura em steel frame, que faz parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), e consiste numa estrutura composta por perfis leves de aço que, juntamente das placas estruturais LP OSB Home Plus, formam painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitir as cargas até a fundação.

A empresa que já trabalhava com o sistema em suas obras, teve cerca de três meses para executar dois blocos da PUC Joinville. O primeiro bloco térreo e o segundo com três pavimentos. A obra foi iniciada em dezembro do ano passado e entregue no final de fevereiro deste ano. “A questão da velocidade construtiva foi mais importante neste caso, pois o cliente havia essa necessidade de ampliar o número de salas para o início do ano letivo e iniciou uma obra em dezembro para que em março estivesse pronta. Sem dúvidas, para a gente como construtor, o fato de não ter cura de materiais, não ter que concretar lajes e pilares, aguardando a cura para fazer esse andar, agiliza muito. Por ser mais dinâmico o processo permitiu até mesmo o prazo”, explica Luciano Alvarez, diretor da Ideal Soluções.

Já o sobrado de alto padrão em São Bento do Sul, de 550 m², teve toda a parte de steel frame realizada em cerca de seis meses, entre maio a outubro de 2013. A responsabilidade da Ideal Soluções nesta obra foi de executar as fundações em radier e a estrutura em steel frame. O acabamento está sendo realizado pelos fornecedores do cliente. “Em obra residencial temos sempre que dar uma atenção perante aos fornecedores do cliente, em termos de como vai aplicar uma pedra, como vai fixar um móvel, uma coifa, uma banheira. Eles acham o sistema diferente, então, sempre nos solicitam uma atenção especial. E o cliente sempre se preocupa com qualquer patologia diferente, e hoje se a gente sair pelas ruas, casas de alvenaria, todas elas têm algum tipo de fissura, de patologia, mas no steel frame tem que ser perfeito”, conta Luciano Alvarez.

Em ambas construções a empresa optou por colocar chapas LP OSB Home Plus tanto externamente quanto internamente. “A gente utiliza com o objetivo de melhorar a rigidez da parede para fixação de móveis, quadros, enfim. E melhora também o desempenho acústico. Na obra residencial nós colocamos também a lã de vidro, até porque está localizada numa região mais fria que precisa de um melhor desempenho térmico também”, complementa.

Para a Ideal Soluções, o sistema de steel frame tem muito a crescer nos anos seguintes. “Acreditamos muito no sistema e apostamos realmente que nos próximos anos o sistema vai crescer muito. A gente entende como um produto de melhor qualidade em relação à alvenaria, que fornece eficiência, conforto térmico e acústico, e qualidade de vida para quem mora. O brasileiro não era muito acostumado a ter, de repente, um sistema de aquecimento de piso, não tem o isolamento da casa, o brasileiro muitas vezes chega em casa e passa frio dentro dela. A gente acredita no sistema baseado em estar trabalhando com produto de melhor qualidade com a tecnologia superior da construção civil e a gente enxerga como próximo passo da construção no Brasil”, afirma Luciano Alvarez, diretor da Ideal Soluções.

Sobre a LP Brasil

A LP Building Products é um dos principais fornecedores de materiais para construção civil com fábricas nos Estados Unidos, Canadá, Chile e Brasil. Com tradição na produção de placas OSB, a empresa fabrica e comercializa uma linha completa de produtos para a construção CES, tornando o método ainda mais atraente para o construtor brasileiro. Hoje, a LP Brasil possui uma unidade fabril com capacidade de 350 mil m³ anuais localizada em Ponta Grossa (PR) e escritório comercial em Curitiba (PR).

Para solicitar orçamento ou mais informações clique aqui

 

Veja também
 
M_In_int