V 164-8, o maior gerador eólico do mundo já esta em funcionamento

Turbinas eólicas cada vez maiores é uma tendência na geração de energia eólica. A V164-8.0 MW foi instalada num centro de teste de turbinas eólicas na Dinamarca e sua produção em série deverá começar em 2015.

A empresa dinamarquesa Vestas anunciou o lançamento do que será a maior turbina eólica do mundo. A V164-8 tem um diâmetro do rotor de 164 metros, e um gerador com capacidade de 8 MW de eletricidade utilizando o vento de uma área de 21.124 m2. Uma turbina eólica de tais proporções reduz os gastos com cabeamento e manutenção pois supre uma demanda muito maior de energia, que seriam necessárias diversas turbinas eólicas menores para suprir.

“Completamos agora a produção, testes e instalação da V164-8.0 MW conforme planejado, graças ao intenso esforço da equipe numa época em que a Vestas tem reduzido seus investimentos e reduziu os custos fixos. Esperamos agora a avaliar o desempenho da turbina no local”, diz Anders Vedel Diretor de Tecnologia da Vestas.

A maior turbina eólica do mundo foi instalada no Centro de Teste Nacional de grandes turbinas eólicas em Oesterild na Dinamarca, e será acompanhada de perto nos próximos meses para validar ainda mais a confiabilidade e produção de energia.

O incrível potencial da maior turbina de energia eólica do mundo.

A turbina V164-8.0 MW é o mais poderosa do mundo, com uma unidade capaz de fornecer energia elétrica para 7.500 famílias de consumo médio da Europa. Com uma torre de 140 metros de altura, a turbina em Oesterild tem uma altura de ponta de 220 metros.

Só o corpo principal onde fica instalado o gerador, tem 8 metros de altura x 8 metros de largura x 20 metros de comprimento, e pesa 390 toneladas.  Cada lâmina da hélice mede 80 metros de comprimento e pesa 35 toneladas. A área varrida de mais de 21.000 m2, o equivalente a três campos de futebol, aumenta a quantidade de energia captada, enquanto reduz os custos operacionais e de manutenção, permitindo que os clientes precisem de menos turbinas para gerar a mesma quantidade de energia elétrica. Isso reduz o custo com manutenções.

Com um número mínimo necessário de encomendas, a produção em série da turbina V164-8.0 MW pode começar em 2015.

O interior da nacele (Corpo principal onde é colocado o gerador)

Fabricação

Transporte e Montagem

 

Vídeos

 

Fonte:

http://cienciasetecnologia.com/
Vídeos : Vestas

 

Veja também
     
    M_in_noticia