Olimpíadas Atenas 2004: O Complexo Olímpico
Santiago Calatrava

(clique na imagem para ampliá-la)

(clique para ampliá-la)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, conjuntamente com o Ministério da Cultura de Grécia, escolheu Santiago Calatrava, o arquiteto e engenheiro civil espanhol de fama mundial, para redesenhar o complexo esportivo para as Olimpíadas de Atenas (Oaka), com o desafio de manter-se fiel ao espírito dos Jogos, conjugando as tradições e história com a realidade da moderna capital de Grécia.
A capacidade de Calatrava de unir design e os elementos de alta tecnologia na engenharia, de um modo inovador e criativo é rapidamente reconhecida no projeto do Complexo, a partir do eixo central, um amplo bulevar pavimentado que se estende de este a oeste coligando os vários estádios olímpicos.

O teto suspenso cobrindo parcialmente o antigo estádio principal totalmente remodelado, a cobertura total do Velódromo, um elegante arco de aço enfatizando a entrada, e a estrutura de arcos de aço do passeio (Agora) protegendo do sol o percurso dos espectadores, levam a assinatura inconfundível de Santiago Calatrava.

Os Estádio do Complexo Atenas

Estádio Olímpicos

(clique para ampliá-la)O Estádio Olímpico, centro das atenções durante os Jogos Olímpicos de 2004, está situado em Marousi, um subúrbio do norte de Atenas.

(clique para ampliá-la)

Haverá 75.000 espectadores de toda parte do mundo assistindo durante os Jogos aos eventos do atletismo, assim como à abertura e à cerimônia de encerramento.

Ginásio

As provas de ginástica (artística e trampolim) e os jogos de basquete ocorrerão no Ginásio Olímpico Coberto. Durante os Jogos, a capacidade do ginásio alcançará 18.000 espectadores para o basquete e 15.000 para a ginástica.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Centro Olímpico de Tênis

O centro olímpico de tênis, hospedará alguns dos atletas mais famosos do mundo que participarão desta competição olímpica.

Está composto por uma quadra principal (8.000 assentos), duas quadras para as semi-finais (4.000 e 2.000 assentos, respectivamente), e outras 13 quadras (200 assentos cada um).

Centro Aquático

O Centro Aquático hospedará a sempre popular natação, o pólo aquático, a natação sincronizada e os eventos de mergulho.
O centro possui uma piscina ao ar livre para as competições da natação e do pólo aquático com uma capacidade de 11.000 assentos, outra piscina ao ar livre, nova, com uma capacidade de 5.000 assentos para a natação sincronizada, e uma piscina coberta de 6.500 assentos, onde ocorrerão o pólo aquático e o mergulho.

(clique nas imagens para ampliá-las)

O Velódromo

(clique para ampliá-la)Este é o local em que serão disputadas as provas de ciclismo de pista.(clique para ampliá-la)
Espera-se acomodar 5.500 espectadores que terão a oportunidade de ver as provas de ciclismo de alta velocidade. 
A cobertura de aço do velódromo, mede 145m de comprimento, 106 de largura e pesa 3.400 toneladas.

Outros Estádios das Olimpíadas na Grécia

Nem todos os Jogos das Olimpíadas serão disputados no complexo de Oaka. Foram construídos centros olímpicos nos aredores de Atenas e outros locais de Grécia:

  • boxe será na região ocidental de Attica,
  • remo e a canoagem em Agios Kosmas (sul da Attica)
  • taekwondo, voley de praia e handball na costa de Faliro
  • futebol em Volos (noroeste da Grécia) e em outros 3 estádios, sendo a final em Atenas.

    Arena Olímpica de Ano Liossia

    (clique para ampliá-la)Sediará o wrestling (luta - 9.300 assentos) e o judô (8.000 assentos), na região noroeste de Atenas. (clique para ampliá-la)A área da construção cobre uma superfície de 35.000 m2 cercada por áreas suplementares de sustentação, como áreas de aquecimento, quartos de descanso dos atletas, áreas de treinamento, vestiários, enfermarias, administração, escritórios nacionais da federação, áreas de serviços de segurança, sala de imprensa, áreas de serviços dos espectadores, áreas de recreação, etc.

    Ginásio Olímpico de Levantamento de Peso - (HALTEROFILISMO) NIKAIA

    O ginásio de levantamento de peso em Nikaia, uma área no sudoeste da região de Attica, consiste em um edifício fechado com uma capacidade de 5.000 assentos.
    O levantamento de peso é muito popular entre os gregos e este ginásio foi um dos primeiros projetos a ser realizados para os Jogos Olímpicos de 2004 pela secretaria geral dos esportes. Compreende também áreas suplementares de aquecimento, descanso, vestiário, treinamento, enfermaria e hospedagem para os atletas.

    (clique nas imagens para ampliá-las)

     




       

      Preço
      R$ 274,90
      à vista

      ou em até 9x de R$ 30,54

      M_in_noticia