O projeto da Hype Studio – (em plantas, cortes e detalhes)

Projeto Arquitetônico: Arq. Fernando Balvedi, Arq. Gabriel Garcia, Arq. Mauricio Santos

Em novembro de 2006 a Hype Studio Arquitetura foi convidada pela comissão de obras do Sport Club Internacional para criar e apresentar um projeto de cobertura para o Estádio Beira-Rio – um sonho antigo da diretoria do clube. Durante 5 meses de trabalho, os arquitetos da Hype Studio concluíram que apenas cobrir o Beira-Rio seria pouco, visto que o Estádio tinha quase 40 anos de existência e estava bastante defasado em relação a estádios modernos – em infraestrutura, conforto e segurança. Essa mesma constatação aconteceu com relação ao entorno do Complexo Beira-Rio, considerado pela Hype Studio um grande vazio urbano situado numa área privilegiada de Porto Alegre: entre o Centro Histórico e a Zona Sul, entre o Morro Santa Teresa e o Lago Guaíba.

Assim, no dia 2 de abril de 2007, data marcada para apresentar para a presidência do clube o projeto da cobertura, a Hype Studio apresentou ao Inter, além da cobertura que hoje está sendo construída, um Projeto Geral de Modernização do Estádio Beira-Rio, que previa a demolição da arquibancada inferior e sua reconstrução (maior e mais próxima do campo), lojas e espaços comerciais no corpo do estádio, um novo museu, restaurantes, um anel inteiro de suítes entre a inferior e a superior, áreas vip e lounges novos, entre outros itens que deixariam o Beira-Rio completamente novo para o século XXI – renovado, moderno, confortável e seguro. Também foi apresentado um Masterplan urbano para a região, prevendo edifício garagem, hotel, edifícios comerciais, centro de convenções e a transformação do Ginásio Gigantinho em uma arena multiuso para shows. O projeto foi tão bem recebido que, no mês seguinte, foi apresentado para o Ministro dos Esportes, durante cerimônia no Centro de Eventos do Complexo Beira-Rio.

Em agosto de 2007, a Hype Studio apresentou esse projeto para a Fifa, credenciando o Beira-Rio para ser o estádio de Porto Alegre para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Após a confirmação por parte da CBF de que o projeto de reforma do estádio colorado atendia as necessidades da Fifa, os arquitetos Fernando Balvedi, Gabriel Garcia e Mauricio Santos, autores do projeto, passaram os meses de setembro e outubro realizando visitas técnicas a estádios europeus, com especial atenção aos estádios alemães que serviram de palco para a Copa do Mundo de 2006, realizada um ano antes na Alemanha. Em novembro, o projeto do estádio todo foi refinado e ajustado, casando os requerimentos do caderno de encargos da Fifa com as necessidades específicas do Internacinal. Finalmente, no dia 17 de dezembro de 2007, o projeto foi protocolado na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Ao longo do primeiro semestre de 2008, o projeto continuou sendo desenvolvido pela Hype Studio Arquitetura. No segundo semestre daquele ano, a Santini e Rocha e a Simon Engenharia foram contratadas pelo Internacional para continuar o desenvolvimento dos projetos executivos junto com a Hype Studio. Ao longo do ano de 2009, já com a confirmação de Porto Alegre como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, o plano de como o estádio funcionaria no mês do evento começou a ser desenvolvido sob supervisão do Comitê Organizador Local e da Fifa. Em julho de 2010, o Internacional deu início às obras aportando recursos próprios. No início de 2011, o clube decidiu não mais autofinanciar as obras, buscando a parceria de uma grande construtora para continuar a reforma do Beira-Rio. A Construtora Andrade Gutierrez SA apresentou-se como parceira e, após o período de negociação do contrato, assumiu a continuação da obra no começo de 2012.
(texto: Hype Studio Arquitetura)

PLANTAS  DO PROJETO:

Implantação

Cobertura

Corte - Detalhe

Cortes gerais

MAQUETE - DETALHES

Ficha Técnica

Nome oficial: Estádio José Pinheiro Borda
Projeto de Arquitetura: Hype Studio; Arquitetos Fernando Balverdi, Gabriel Garcia e Mauricio Santos
Projeto Executivo: Santini e Rocha Arquitetos (gerenciamento técnico e detalhamento);
Projeto Estrutural: Simon Engenharia (cálculo estrutural de fundações e estruturas de aço e de concreto)
Membrana tensionada: Birdair Inc (Consultoria Técnica / hightex ( Projeto executivo)
Construtora: Andrade Gutierrez
Consultorias: Daniel Filippon (elétrica e hidráulica); Maristela Kuhn (gramado)
Área do terreno: 305.470 m²
Área construída: 171.082 m²
Construção: 2010 / 2014

 

FonteHype Studio /  Archello
Imagens: Hype Studio / Archello (plantas e cortes)

 

 

Veja Também:

•    O Beira Rio – Porto Alegre: todos os detalhes do novo estádio
•    A estrutura da Cobertura: a construção e os detalhes em imagens
•    Entrevista com o eng. Charles Simon explica os detalhes e desafios do projeto da cobertura

     

    Preço
    R$ 1.207,90
    à vista

    ou em até 10x de R$ 120,79

    M_in_noticia