Tecnologias de Vedação e Revestimentos para Fachadas

As tecnologias contempladas neste manual já são largamente utilizadas em outros países e vêm encontrando um cenário na construção nacional mais aberto e com maiores possibilidades de viabilidade, tanto do ponto de vista técnico como econômico.


O CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço tem a satisfação de oferecer aos profissionais envolvidos com o emprego do aço na construção civil mais este manual, de uma série cujo objetivo é a disseminação de informações técnicas e as melhores práticas relacionadas à construção em aço.

Este manual tem como objetivo principal estimular os profissionais de arquitetura e técnicos da área de construção, para a especificação e o projeto de fachadas que utilizem novas soluções construtivas diferentes daquelas tradicionais com alvenarias e revestimentos aderidos convencionais.

São abordadas no manual, cinco diferentes tecnologias para a vedação de fachadas: estruturas leves em aço (light steel framing – LSF); painéis metálicos isolantes (PMI); painéis pré-fabricados de concreto (PFC); sistemas de vedação de fachadas com vidro (FDV) e sistemas de revestimento cortina ou ventilado (RCV).

Todas essas tecnologias já estão em uso no país, ainda que algumas de forma incipiente, mas com um enorme potencial para crescimento. Em comum, apresentam como principal característica o fato de serem comercializadas como uma solução construtiva, onde materiais, especificação, projeto e montagem são fornecidos em conjunto, ainda que não necessariamente por uma única empresa.

As soluções para a compatibilização das estruturas de aço e seus respectivos sistemas construtivos são um aspecto relevante deste manual. Acredita-se que é esta integração na etapa de projeto, execução e operação que poderá tornar as edificações no Brasil mais rápidas, eficientes e sustentáveis.

O manual apresenta no seu Anexo A, uma tabela comparativa do impacto dos principais fatores relevantes no custo de cada tecnologia de vedação e revestimento das estruturas em aço.

Centro dinâmico de serviços, capacitado para conduzir e fomentar uma política de promoção do uso do aço na construção com foco exclusivamente técnico, o CBCA está seguro de que ao difundir estas tecnologias, suas melhores práticas, critérios de especificações e projetos, colabora com a modernização da construção civil brasileira, contribuindo para a difusão de competência técnica e empresarial no País.

 

Fonte: CBCA

 

Preço
R$ 109,90
à vista

ou em até 3x de R$ 36,63

M_In_int