Profissionais de cinco empresas recebem homenagem Destaques ABECE 2014

Cinco empresas patrocinadoras do Destaques ABECE (ArcelorMittal, Brasfond, SIS Engenharia, TQS Informática e T&A) homenagearam, na noite de 28 de novembro de 2014, 12 profissionais do setor da construção civil.

A festa aconteceu no Buffet França, em São Paulo (SP), e reuniu cerca de 300 convidados, entre engenheiros, arquitetos, convidados e amigos. O evento, também conhecido como PUFA! pelos organizadores e patrocinadores, foi criado pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) com o objetivo de reconhecer profissionais pelo empenho e dedicação em colocar sua ideia em prática.

Além disso, a iniciativa é uma forma de valorizar o engenheiro estrutural, uma vez que entre os profissionais indicados pelas empresas participantes, um deles, obrigatoriamente, é o responsável pelo projeto estrutural da obra. O evento chegou à sua oitava edição e incorporou, desde o ano retrasado, a entrega do Prêmio Augusto Carlos de Vasconcelos, uma homenagem da ABECE a um engenheiro estrutural de destaque.

O troféu deste ano foi entregue para o eng. Bruno Contarini. Formado em Engenharia Civil com especialização em Arquitetura pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Contarini é considerado um dos mais importantes engenheiros do país. Especialista em pontes e viadutos, projetou e executou, ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer, grandiosas obras no Brasil e no exterior utilizando soluções e técnicas inovadoras. Com importantes obras no currículo, que vão da Ponte Rio Niterói à Universidade de Constantine, na Argélia, Bruno Contarini tem contribuído para a inserção da engenharia brasileira entre as melhores do mundo.


Confira os homenageados do Destaques ABECE 2014:

  • Indicação: ArcelorMittal
  • Obra: Nova Basílica de Trindade (Trindade - GO)

Com capacidade para acomodar 6 mil pessoas sentadas e até 10 mil ao todo, a nova basílica está sendo levantada a um quilômetro de distância do atual Santuário Basílica do Pai Eterno. Na área externa, a praça elevada poderá acolher 250 mil devotos.

Todo o complexo religioso terá 124 mil m2 e a grandiosa cúpula terá 94 m de altura, o que equivale a um prédio de 30 andares.

O projeto do novo Santuário inclui museu (onde será contada a história do santuário), sala dos milagres, auditório, local para queima de velas, lojas de produtos religiosos e espaços destinados à alimentação. O acesso à nova Casa do Pai vai ser por rampas laterais, escadas e elevadores.

Profissionais homenageados:

- João Augusto Peixoto da Conceição
- Engenheiro associado à Hirata & Associados Projetos Estruturais desde 1998, elaborando mais de 500 projetos estruturais em diversos tipos de sistemas estruturais (concreto armado e protendido e estruturas metálicas).

- Bruno Alvarenga de Menezes - Formado em Engenharia Civil pela  Fundação Mineira de Educação e Cultura de Belo Horizonte (MG), iniciou as atividades profissionais em diversas obras no norte do país. Como Diretor de Produção da Toctao Engenharia desde 1996, foi responsável técnico em diversas obras emblemáticas.

------------------------------------------

  • Indicação: Brasfond
  • Obra: Metrô Linha 4 (Rio de Janeiro - RJ)

A Linha 4 do Metrô é considerada a maior obra de infraestrutura urbana da América Latina e a mais importante do Rio de Janeiro, em mobilidade.

Representa a ampliação do sistema metroviário da cidade, ligando Ipanema à Barra da Tijuca.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

A nova linha vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico.

Profissionais homenageados:

- Paulo M. A. Sobreira - Engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Trabalhou na Morrison Knudsen Internacional de Engenharia (1975-1980) - Projetos de Transportes e Mineração, Enefer - Consultoria e Projetos Ferroviários (1980-1982), Promon Engenharia (1982-1999) - Projetos de Engenharia e EPCM de Infraestrutura e Obras Públicas, Mineração e Manufaturas, Kingsley Group - consultoria em Logistica (1999-2000) - Projetos de Supply Chain Management, Infraestrutura Logística e Planos Diretores Regionais, Promon IP (2000-2003) - Desenvolvimento de Negócios em TI associados à Logística, Promon Engenharia (2003-2013) - Diretor Executivo e Comercial - Desenvolvimento de negócios nos setores de óleo e gás, mineração e metalurgia, siderurgia, logística, infraestrutura, obras civis e serviços de onshore e offshore, Promon S.A.(2013-Atual) - Empresa holding do Grupo Promon -  Diretor Executivo.

- Marcos Vidigal do Amaral
- Formado em Engenharia Cartográfica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em Engenharia Civil na Universidade Veiga de Almeida (RJ). Possui ampla experiência em Geotecnia, tendo participado de diversas obras complexas em todo o Brasil, inclusive do metrô do Rio de Janeiro, na construção das estações Cantagalo e General Osório. Atualmente, é Diretor de Contrato da Odebrecht Infraestrutura nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.

- Lucio Silvestre Chruczeski - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná com especialização em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios na FGV/ SP. Sua  carreira em empresas de Infraestrutura, Concessões Rodoviárias e de Saneamento proporcionou-lhe vivência e resultados de sucesso no gerenciamento de distintas áreas. Desde 2009 trabalha na Construtora Queiroz Galvão como Diretor de Contrato, responsável pela Obra  de implantação do Metrô Linha 4, trecho Oeste - RJ.

- Pedro Teodoro França - Graduado e mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é colaborador do CBT (Comitê Brasileiro de Túneis). É gerente de projetos da CJC Engenharia de Projetos, empresa especializada em projetos de obras de infraestrutura, com grande experiência em projetos de túneis e obras subterrâneas em geral. Participou do projeto de mais de 40 estações de metrô e mais de 100 km de túneis em trabalhos desenvolvidos no Brasil, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Venezuela, Israel, Argélia, Quatar e Emirados Árabes. Dentre os projetos atualmente em execução, destacam-se os projetos de 12 estações nos Metros de Los Teques e Caracas (Venezuela) e os projetos da Linha 6 do Metrô de São Paulo e Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.

-----------------------------------------------

  • Indicação: SIS Engenharia

Considerando que projetos estruturais possuem, intrinsicamente, uma complexidade inevitável, pois necessitam atender a aspectos técnicos e de economicidade, é de grande importância para toda sociedade que a qualidade desses serviços relacionados a projetos esteja assegurada, o que torna de igual relevância a avaliação técnica dos projetos.

Por isso, a SIS Engenharia homenageia, em 2014, não uma obra, mas os profissionais que se destacaram em realizar projetos de várias obras notáveis obedecendo a boa prática e respeitando as normas.

Profissionais homenageados:


- Hiroshi Misumi - Engenheiro civil pela Escola de Engenharia Mackenzie, trabalhou no Escritório Técnico Vera Horschutz (1972-1976), sócio da SVS Engenharia de Projetos (1976-1986) e, desde 1986,
é sócio da Gennese Engenharia.

- José Augusto Ávila - Graduado em Engenharia Civil pela UNICAMP (1981), é fundador e diretor da Avila Engenharia de Estruturas desde 1983, atuando em cerca de 2.000 projetos estruturais com foco em edifícios do mercado imobiliário.

---------------------------------------------

  • Indicação: TQS Informática
  • Obra: Fatto Reserva Vila Rio (Guarulhos - SP)

Com 37.518,15 m2 de área construída, o empreendimento Fatto Reserva Vila Rio, localizado em Guarulhos (SP), conta com três torres de 22 pavimentos (Térreo, 19 Pav. Tipo e Duplex) construídas em Alvenaria Estrutural, totalizando 514 unidades habitacionais, em um terreno de 9.369 m2.

Duas torres possuem quatro níveis de garagem abaixo das mesmas, com vigas de transição com excelente custo benefício. A terceira torre nasce direto do solo.

Toda a área de lazer do empreendimento está localizado no pavimento Térreo, também construídos com o Sistema de Alvenaria Estrutural, tendo em alguns casos, vigas de transição que apoiam nas paredes deste pavimento.

Profissionais homenageados:

- Arnoldo Wendler - Formado pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), com pós-graduação em Engenharia de Estruturas na própria Universidade. Foi professor na EPUSP, lecionando resistência dos materiais e concreto armado. Ministrou matéria de Alvenaria Estrutural na UNICAMP através de convênio desta Universidade com a ABCP. É sócio diretor da Wendler Projetos e Sistemas Estruturais, com sede em Campinas, desde 1978. Foi coordenador da Norma Brasileira de Paredes de Concreto moldadas in loco, NBR 16055. Coordenou os trabalhos de Alvenaria Estrutural nas Comunidades da Construção de Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, São José dos Campos e Sorocaba.

- Glauco Cesar - Formado pela Escola de Engenharia Mackenzie em 1998 e pós-graduado em gerenciamento de projetos na USP (Universidade de São Paulo). Atualmente, é superintendente de engenharia da empresa Plano & Plano Construções e Participações Ltda., responsável por todos os processos de engenharia. Seu grande foco é a redução de custos e o controle orçamentário. A Plano & Plano é uma empresa focada no setor imobiliário econômico, especializada em alvenaria estrutural, atualmente com mais de R$ 700 milhões de orçamento de obras em andamento, e mais de 1,5 milhões de m2 construídos e entregues.

--------------------------------------------

  • Indicação: T&A
  • Obra: Shopping Parangaba (Fortaleza - CE)

 

Localizado na capital cearense, o Shopping Parangaba tem 45 mil metros quadrados de área construída que abriga 230 lojas, praça de alimentação completa, com 29 restaurantes e capacidade para 1100 lugares; 1300 vagas de estacionamento; e seis salas de cinema.

A T&A, responsável pela montagem da estrutura, utilizou 8.200 m³ de concreto.

Profissionais homenageados:

- Joaquim Eduardo Mota - Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Engenharia de Estruturas pela COPPE/UFRJ e Doutor pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Professor do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará. Responsável pela elaboração de diversos projetos estruturais de obras de artes especiais e  de edificações residenciais, comerciais e industriais, sempre integrando a equipe técnica da Hugo A Mota Consultoria e Engenharia de Projetos com sede  em Fortaleza/CE.

- Andrea Coelho de Oliveira - Formada em Engenharia Civil pela Unifor, especialista em Gestão de Projetos de Edificações (Unifor) e em Gestão de Negócios (Christus). Iniciou sua carreira na Marquise como engenheira de projetos e hoje ocupa o cargo de superintendente de obras e incorporações da Marquise Incorporações. Participou de duas importantes obras assinadas pela Marquise: o empreendimento residencial Mandara e o Shopping Parangaba.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABECE

 

Preço
R$ 179,90
à vista

ou em até 5x de R$ 35,98


Preço
R$ 377,90
à vista

ou em até 10x de R$ 37,79

M_In_int