Red Bull Station

Edifício tombado vira espaço cultural e ganha intervenção moderna em SP: A torre de resfriamento de água do sistema existente na cobertura foi reativada e tornou-se uma fonte, contribuindo para a qualidade do ar e conforto ambiental da área externa da cobertura.


Uma estação de energia da extinta Light, construída na década de 1920 na Praça da Bandeira, centro de São Paulo, foi inteiramente restaurada para funcionar como espaço cultural.



A reforma foi realizada pelos arquitetos do escritório Triptyque a pedido da empresa Red Bull. A inauguração do espaço aconteceu no último dia 1º.

O edifício de cinco andares foi tombado em 2002 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental).

A reforma seguiu as restrições de preservação arquitetônica, mas adicionou intervenções contemporâneas para que o espaço se adaptasse às novas funções de fomento à cultura.

Uma delas é a Folha, nome dado à cobertura do prédio onde "flutua" uma marquise metálica. Lá, um terraço coberto e um espaço expositivo contemplam a cidade.

 

 

Em um lado do térreo, encontra-se a galeria principal, local para exposições de artes visuais, performances e shows.

Do outro lado, uma grande forma de concreto armado foi esculpida e lapidada para receber os estúdios de gravação de música.

O andar superior abriga seis ateliês, criados para o projeto Residência Artística, que terá uma nova edição a cada trimestre.

Na atual, nomes como Ale Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Thiago Honório, Raquel Uendi e Rodolpho Parigi participam do projeto realizando pinturas, fotografias, vídeos e instalações no local.

Em volta dos ateliês individuais, encontra-se o grande ateliê coletivo, para workshops e palestras, e a Galeria Transitória, onde os trabalhos serão expostos temporariamente durante o processo de criação e maturação.

Fonte:

Folha de S.Paulo

http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2013/11/1370543-edificio-tombado-vira-espaco-cultural-e-ganha-intervencao-moderna-em-sp.shtml

 

Veja também

 

Preço
R$ 514,90
à vista

ou em até 10x de R$ 51,49

M_In_int