Curvamento de Tubos por Indução

Dados Técnicos

O Aquecimento por indução de alta freqüência é obtido através de um sistema eletromagnético, gerando quantidades de calor que variam conforme o tipo de material. No processo, envolve-se a peça com uma bobina onde flui uma corrente alternada, e cria-se um campo magnético. Esse campo, altamente concentrado, induz um potencial elétrico na peça a ser curvada e, como a mesma representa um circuito fechado, a voltagem induzida provoca o fluxo de corrente. A resistência da peça ao fluxo de corrente induzida causa o aquecimento.

A primeira etapa do processo é a colocação do tubo a ser curvado pela parte posterior da máquina, fazendo-se passar pelos pares de rolos guia e pelo indutor. Depois, o tubo é agarrado pelo grampo, ficando, assim, rigidamente ligado ao braço giratório, já previamente regulado com o raio de curvamento que se pretende obter. A outra extremidade do tubo é acoplada ao carrinho impulsor, que proporciona a força necessária ao curvamento.
 
Inicia-se, então, o aquecimento que por ser indutivo, atinge quase instantaneamente a temperatura ideal de curvamento. Neste instante, o carro impulsor é acionado e inicia-se o curvamento a uma velocidade constante. A secção aquecida, ao sair da bobina, sofre resfriamento forçado ou não, dependendo do material em processamento.Graças ao transferidor de grau, acoplado na base de giração do braço, o ângulo de curvamento pode ser visualizado e, ao se atingir o ângulo requerido, interrompe-se o processo.

curvamento_tubos_inducao3

Esta técnica de aquecimento por indução para o curvamento de tubos e perfis ,proporciona grande flexibilidade de fabricação de raio, ângulo e geometria das peças.Podemos fabricar peças em materiais como aço carbono, aço liga, aço inoxidável, alumínio entre outros.

Este processo permitir reduzir pontos de solda nas tubulações devido à facilidade de fabricação de curvas consecutivas no plano e/ou espaço, reduzindo portanto o prazo de execução das obras, as horas de soldadores qualificados, tempo de máquina para usinagem de chanfros, tratamento térmico após soldagem, ensaios não destrutivos, inspetores qualificados, etc.

1 - Capacidade do Equipamento

2 - Raios Mínimos de Curvamento para Tubos - Tabelas

2.1 - Aço Carbono (ASTM-A-106 Gr A e B, ASTM-A-53 Gr A e B, API 5L Gr B, Etc.) e Tubos API


* A fabricação de peças com o raio menor que o descrito acima até o limite de 1,5xDE é possível (consultar CONEXÕES).

2.2 - Aço Liga

2.3 - Aço Inoxidável 

 



     
    M_in_noticia