Construções financeiramente atraentes

Estruturas metálicas proporcionam maior liberdade no projeto arquitetônico,além de baixos custos e mobilidade. Pinheiro Ferragens fala sobre as principais vantagens de investir no aço

À medida que o sistema construtivo em aço ganha mais adeptos, as estruturas metálicas (vigas, pilares e treliças feitas a partir de perfis metálicos ligados entre si) viram tendência na área da construção. Na década de 70, por exemplo, o Brasil produziu aproximadamente 500 mil toneladas desses materiais para o setor industrial.

Há dois fatores que justificam a importância do aço nas construções: alto desempenho e gastos menores. “Possibilitam que arquitetos, engenheiros e construtores garantam soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade”, destaca Janine Brito, diretora executiva da Pinheiro Ferragens, completando que já existem prédios que possuem até 70% de estrutura metálica.

“A arquitetura em aço está associada à ideia de modernidade. Vai muito além da redução de tempo da obra, racionalização no uso de materiais e aumento da produtividade”, comenta Dra. Janine. Ele ainda acrescenta que essas estruturas oferecem vantagens significativas sobre o sistema construtivo convencional.

Um exemplo de obra nacional executada com estrutura metálica é o Hotel Internacional de Guarulhos, da rede Caesar Park, inaugurado em 2001. A obra foi finalizada num prazo de um ano e três meses, e o peso da estrutura metálica equivale a 1.065 ton.

Segundo a diretora executiva da Pinheiro, a competitividade da construção metálica tem possibilitado a utilização do aço em edifícios, residências, habitações populares, pontes, passarelas, viadutos, galpões, supermercados, shopping centers, lojas, postos de gasolina, aeroportos e terminais, ginásios esportivos, torres de transmissão, entre outros.

“A importância do uso do aço pode ser observada na construção civil, principalmente, em substituição a elementos convencionais como o concreto”, afirma a empresária, lembrando que “os aços da Ferragens Pinheiro possuem qualidade garantida de diversos fornecedores de confiança do consumidor com os mais avançados processos de fabricação”, declara.

5 vantagens das estruturas metálicas:

1. Resistência à corrosão: protege-se a estrutura com pintura ou galvanização;

2. Maior facilidade na montagem: a equipe montadora já recebe as peças nos tamanhos definidos, com as extremidades preparadas para soldagem ou aparafusamento;

3. Preservação do meio ambiente: ausência de entulhos;

4. Mobilidade: as peças são menores, com peso relativo, facilitando o carregamento;

5. Baixo custo do projeto.

Sobre a Pinheiro Ferragens - Fundada em 1961, a empresa que utilizava o nome Ferragens Pinheiro nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

Clique aqui para entrar em contato. Faça uma consulta. Solicite um orçamento!

 

Veja também
 
M_In_int