Piscina com Nova Cobertura, Munique - Alemanha

Piscina com Nova Cobertura

Munique - Alemanha


Engenharia: Covertex GmbH, Obing – Alemanha

1inicioPara a reforma do teto e do telhado, a Companhia Convertex GmbH, uma empresa sediada em Obing, Alemanha, especializada nesta área, foi contratada.

No “briefing” foi exigida rapidez na execução da obra. Uma outra exigência foi de manter a piscina em funcionamento, no maior período possível, durante a operação de renovação da estrutura.

Logo se tornou evidente que, para a membrana somente o material revestimento de PVC poderia ser utilizado. Este material é o mais indicado neste tipo de trabalho, do que o material em PTFE, principalmente quando as instalações serão executadas durante o inverno, onde as condições climáticas não devem ser subestimadas. Covertex decidiu utilizar VALMEX® FR 900 MEHATOP F e VALMEX® 1400 MEHATOP F fabricados pela Mehler Texnologies GmbH, Alemanha.

Para refazer os 8.250 m2 de teto, foi construído um andaime de proteção sobre a piscina, o qual permitiu que o serviço fosse realizado enquanto a piscina estava sendo utilizada. Foi necessário fechar o local por apenas 3 semanas para erguer o andaime.

Depois de tratar dos efeitos causado pela umidade no isolamento da membrana original, iniciou-se a fase de secagem. Um sistema de direcionamento de ar, especificamente desenhado pela Covertex, com este propósito, foi instalado para continuamente dirigir ar seco ao isolamento.

Na seqüência da obra, a nova membrana de PVC, confeccionada pela firma KFK, 100% subsidiaria a Convertex e localizada em Edrsleben, Alemanha, foi instalada. Foi então, que se fizeram sentir as vantagens de Valmex® FR revestido de PVC.

Esta membrana atende a todas as necessidades de manuseio e de instalação, além de ter uma alta qualidade, notada principalmente quando houve necessidade de se adaptar as formas geométricas do hall da piscina coberta Olympia.

“Nós sentíamos a necessidade de respeitar a arquitetura original, que é única no Mundo, e ainda seguir às regulamentações que regem uma obra tombada pelo patrimônio histórico”, disse o Gerente Projetista, Daniel Krämer.

Agora, fãs do esporte e visitantes de todo o mundo podem continuar a frequentar o único Munich Olympia Park e a fantástica obra realizada no Olympia Swimming Hall.

1

Olympic Swimming Stadium em Munich Olympia Park
2
Vista Externa do Teto do Olympic Swimming Stadium
3
Colocação da Nova Membrana
4
Detalhes do Teto durante a Recolocação
detalhes_membrana
Detalhes da Membrana Interna

Ficha Técnica:

Obra: Olympia Indoor Swimming Hall
Localização: Munique - Alemanha

Engenharia: Covertex GmbH, Obing – Alemanha
Responsável: Daniel Krämer
Período de Execução: Inverno de 2005/2006

Material Utilizado: VALMEX® FR 900 MEHATOP F e VALMEX® 1400 MEHATOP F da Mehler Texnologies GmbH
Metragem: 8,250 m2
     
    M_in_noticia