Arquitetura e Construção Residencial em Aço
Residência Metálica e Sustentável apresenta soluções ecológica e economicamente corretas

Foi pensando no conceito de sustentabilidade que a dupla da Gesto Arquitetura, Newton Massafumi Yamat e Tânia Regina Parma, criou o projeto dessa casa em Santana do Parnaíba, São Paulo. Próxima à região de Aphaville, a residência que tem 890 m2de área construída ficou pronta em 12 meses: a agilidade é característica da presença de estruturas metálicas em sua concepção.

Conceito metalicamente sustentável

Mais do que o fator tempo, a adoção do aço na concepção do projeto foi essencial ao conceito de sustentabilidade da obra: o material é reciclável e a construção a partir de estruturas metálicas caracteriza-se por ser um sistema limpo. Confira os esquemas:

(Clique nas imagens para ampliá-las)

sustentabilidade-na-siderurgia-p

esquema-aco-reciclavel-p

Fonte: Instituto Aço Brasil


Economizar também foi o lema do projeto. Combinada às características sustentáveis, as estruturas metálicas pouparam tempo de construção, já que são pré-fabricadas e exigem apenas a montagem das composições. E mais agilidade é sinônimo de menos gasto com mão de obra, ou seja, mais economia. O arquiteto Newton Yamat, um dos responsáveis pela obra, resume a eficiência do aço: “a aplicação permitiu que os pilares e vigas fossem postos na obra usinados, com a qualidade técnica desejada, nas dimensões e quantidades necessárias, de forma planejada, previsível, e sem perdas”

Monta e desmonta

Outra característica proporcionada pela utilização de estruturas metálicas no desenvolvimento da obra é a organização do canteiro. Com o conceito arquitetônico priorizando a utilização de elementos pré-fabricados, o canteiro de obras passou a ser um canteiro de montagem.“É um modo mais racional de se organizar”, assegura Yamat.

Além dessa característica “monta-desmonta”, os elementos pré-fabricados garantem mais predicados à residência: foram concebidos em fábrica com precisão de execução, ou seja, com qualidade controlada. São eles: os sistemas construtivos steel frame e drywall.

Confira as etapas da montagem da estrutura metálica
(Clique nas imagens para ampliá-las)

estrutura-metalica-residencia-1estrutura-metalica-residencia-2estrutura-metalica-residencia-3estrutura-metalica-residencia-4

estrutura-metalica-residencia-5estrutura-metalica-residencia-7estrutura-metalica-residencia-8estrutura-metalica-residencia-9

estrutura-metalica-residencia-10estrutura-metalica-residencia-11estrutura-metalica-residencia-12estrutura-metalica-residencia-14

estrutura-metalica-residencia-15estrutura-metalica-residencia-16estrutura-metalica-residencia-17estrutura-metalica-residencia-18

estrutura-metalica-residencia-19estrutura-metalica-residencia-20estrutura-metalica-residencia-21estrutura-metalica-residencia-22

estrutura-metalica-residencia-23estrutura-metalica-residencia-24estrutura-metalica-residencia-25estrutura-metalica-residencia-26

Dupla dinâmica

Steel Frame

Composto por perfis metálicos em aço galvanizado interligados através de parafusos especiais, auto brocantes, a construção com steel frame facilita o processo de instalações elétricas e hidráulicas, permitindo a implantação de equipamentos de ar-condicionado, aspiração central e automação. Além disso, o sistema proporciona rapidez, leveza, uniformidade e durabilidade à execução da obra. Os perfis substituem com eficiência e qualidade as vigas e pilares de concreto e alvenaria estrutural. Logo, o steel frame não só contribui com a agilidade da obra, como se encaixa no ideal de canteiro: organizado e limpo.

O steel frame utilizado recebeu fechamento em painéis de cimento nas faces externas e de gesso também acartonado nas internas, como na cozinha e na área de serviço.

Drywall

O drywallestá ocupando cada vez mais espaço em construções e reformas devido a rapidez e praticidade que esse sistema de paredes de gesso acartonado oferecem. Trata-se de uma tecnologia de montagem que tem como estrutura perfis metálicos, sobre os quais são encaixadas chapas. O sistema permite que se levante uma parede em apenas quatro horas, bem como o deslocamento desta, características que facilitam adaptações e reformas na casa.

O uso do drywall na residência não é à toa; o sistema se adéqua ao conceito sustentável dos arquitetos da Gesto: obras feitas com chapa de gesso têm até 5% de desperdício, muito menos do que na construção tradicional, em que a taxa chega a 30%.

Na casa, o sistema foi aplicado da seguinte forma: nas salas e dormitórios, as vedações foram feitas em drywall com chapas de gesso acartonado.

Toda a aplicação dos dois sistemas foi pensando mais uma vez na economia: caso seja necessária alguma adaptação futura, os sistemas são eficazes na questão do tempo e do custo da possível reforma. Os sistemas de estrutura metálica também permitiram a formação de grandes vãos sem pilares, ampliando o espaço, e trazendo uma sensação de leveza à obra.

Confira imagens da montagem em steel frame
(Clique nas imagens para ampliá-las)

estrutura-metalica-residencia-36estrutura-metalica-residencia-37estrutura-metalica-residencia-38estrutura-metalica-residencia-39

estrutura-metalica-residencia-40estrutura-metalica-residencia-41estrutura-metalica-residencia-42estrutura-metalica-residencia-43

estrutura-metalica-residencia-44estrutura-metalica-residencia-45estrutura-metalica-residencia-46estrutura-metalica-residencia-47

estrutura-metalica-residencia-48estrutura-metalica-residencia-49estrutura-metalica-residencia-50estrutura-metalica-residencia-51

estrutura-metalica-residencia-54estrutura-metalica-residencia-55estrutura-metalica-residencia-56estrutura-metalica-residencia-57

estrutura-metalica-residencia-58estrutura-metalica-residencia-59estrutura-metalica-residencia-60estrutura-metalica-residencia-61

100% sustentável

A sustentabilidade foi pensada em cada característica da casa. Acompanhe:

Ventilação natural

Sustentada por cinco pilotis, colunas de aço apoiadas no solo, a residência é composta por três blocos que se integram espacialmente e se unem por elementos na cobertura. O bloco de serviços, mais hermético, cumpre a função de proteção da insolação oeste, e possibilita que os demais blocos sejam mais abertos.

Facilitada pela maior abertura, a ventilação conta ainda com a contribuição de uma área ajardinada que refrigera o ar, localizada no pavimento inferior do bloco de acesso vertical, onde estão a escada e o elevador. Tal condição produz um “efeito chaminé”, permitindo que os ambientes sejam ventilados naturalmente com as tomadas de ar fresco no pavimento inferior e passando pelos demais pavimentos.

Esta condição gerada a partir da possibilidade de ventilação natural proporciona um conforto ambiental aos espaços, não sendo necessário o uso de condicionadores de ar, o que deverá resultar também em economia do uso de energia elétrica.

Eficiência energética

Todos os ambientes da residência estão contemplados com farta utilização da iluminação natural, controlada pela presença de elementos de sombreamento que evitam a incidência direta, proporcionando uma substancial eficiência energética pela economia do uso de iluminação artificial.

Também houve uma preocupação ambiental com o sombreamento: na concepção deste, foi utilizada madeira biossintética (70% composta de plástico reciclado e 30% de resíduos orgânicos). Os brises de sombreamento envolvem as fachadas e também a cobertura de vidro, ocupando cerca de 95% da construção.

Outra característica é o aproveitamento da energia do sol para o aquecimento da água. Placas de captação de energia solar foram instaladas para aquecer a água que servirá aos chuveiros das suítes e também à piscina.

Reaproveitamento de água

A água das chuvas, que caem sobre a cobertura, será conduzida a um reservatório com capacidade para 13.000 litros, devendo ser utilizada para a irrigação da vegetação, limpeza dos pisos e outras necessidades de água não potável.

Bem estar

Por fazer divisa com a área comum do condomínio, o projeto da casa levou em conta o conceito de integração com o ambiente. Próxima à residência, localizam-se as áreas verdes, quadras esportivas, pista de caminhada e “cooper”, jardins, recantos, quiosques e locais para recreação infantil.

Para aproveitar essa condição favorável do terreno, a implantação da edificação integra o piso do pavimento inferior a esta área comum, e os usos social e de lazer (piscina, churrasqueira e estar coberto e descoberto) se mesclam visual e espacialmente: é o paisagismo reforçando este propósito de integração.

Já nos pavimentos superiores, os arquitetos evidenciaram a relação com esta área pelas aberturas propostas que se voltam para a paisagem local, como é o caso da sala de estar e das suítes nos pavimentos térreo e superior, respectivamente.

Confira as imagens do projeto da casa
(Clique nas imagens para ampliá-las)

corte-aa-residencia-pcorte-bb-residencia-pcorte-cc-residencia-pfachada-leste-residencia-p

fachada-norte-residencia-piluminao-e-ventilacao-pplanta-implantao-resi-p

planta-pav-inferior-resi-pplanta-pav-superior-resi-pplanta-pav-terreo-resi-p

 

Confira as imagens da casa pronta
(Clique nas imagens para ampliá-las)

detalhe-residencia-p1fachad-norte-resi-pfachada-leste-resi-pfachada-norte-resi-p

estrutura-metalica-residencia-27estrutura-metalica-residencia-28estrutura-metalica-residencia-29estrutura-metalica-residencia-30

 

A escada que leva aos três pavimentos foi executada em estrutura metálica e fechamento com chapas lisas do mesmo material. Os revestimentos em madeira e guarda-corpo de vidro trazem uma sensação de leveza ao ambiente. Confira:
(Clique nas imagens para ampliá-las)

escada-residencia-pestrutura-metalica-residencia-31estrutura-metalica-residencia-32estrutura-metalica-residencia-33estrutura-metalica-residencia-35


Números da obra:

Tempo de execução: 12 meses
Área total: 890 m2
Estrutura de aço: 35 toneladas
Estrutura do Steel frame: 220 m2

Ficha Técnica:

Projeto de Arquitetura: Gesto Arquitetura Ltda.
Arquitetos: Newton Massafumi Yamato, Tânia Regina Parma e Fabrício Rodrigues de Faria (colaborador)

Projetos Complementares:
Estrutura metálica: Ycon Engenharia Ltda.
Fundações e Contenções: Interact Assessoria Técnica em Engenharia Ltda.
Instalações Hidráulicas e Elétricas: Sandretec Consultoria Ltda.
Steel Frame: Daruix Engenharia Ltda.

Gerenciamento técnico da obra: Gesto Arquitetura Ltda - Newton Massafumi Yamato e Tânia Regina Parma.
Responsável técnico da obra
: Sommar Engenharia e Construção Ltda.
Impermeabilização
: Imperaqua Impermeabilização Ltda.
Steel Frame
: Xtructure Sistemas Construtivos Ltda.
Brises de sombreamento
: Brilmad / Fridel Comércio de Madeiras Ltda.
Paisagismo
: Fabiana Terra Paisagismo Ltda.

Fotos: Gesto Arquitetura

     
    M_in_noticia