Aeroporto Internacional de Kansai em Osaka no Japão

Localizado numa ilha artificial de 1,7 km de comprimento e com capacidade para atender até 100.000 passageiros por dia, ocupa uma área de 300.000 m2, foi construído entre 1988 e 1994, com projeto de Renzo Piano Building Workshop / Ove Arup & Partners.


A construção de Kansai levou 38 meses, e o esforço de 6.000 trabalhadores, aumentado para 10.000 em alguns momentos.

A plataforma está apoiada sobre 1000 estacas, que atravessam 30 metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40 metros de rocha. sensores especiais detectam quando o assentamento excede a tolerância máxima permitida (10 milímetros) em um ponto qualquer.

Veja as Etapas da Construção da Ilha

(clique nas imagens para ampliá-las)

Cada estaca está equipada com um sistema de calibração que opera por meio de poderosos macacos hidráulicos. A estaca que tiver sofrido movimentação é ajustada e fixada na nova posição.

Esta regulagem continuará por 10 anos, até todos os macacos serem fixados definitivamente.

Esta estrutura deveria ser capaz de resistir um terremoto, o que acabou acontecendo, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai se encontra à mesma distancia do epicentro do terremoto que atingiu Kobe em janeiro de 1995. A intensidade do choque foi a mesma, mas o edifício não sofreu quaisquer danos, nem um vidro quebrou. Na sua leveza e aparente fragilidade.

Corte Transversal do Terminal de Passageiros

(clique nas imagens para ampliá-las)

Modelo em 3D criado por computadorModelo da Cobertura Aerodinâmica

Montagem da EstruturaColocação da Cobertura de Aço

Montagem da Estrutura e Colocação da Cobertura de Aço

A cobertura é formada por 82.000 painéis idênticos de aço inoxidável. Sua forma foi sugerida pela canalização do fluxo interno do ar.Nas palavras de Renzo Piano: "Kansai é um instrumento de precisão, filho da matemática e a tecnologia.Um forte ponto de referência, um marco e uma experiência espacial extraordinária."

Visto em corte transversal, a cobertura é uma arco irregular (mais exatamente, uma série de arcos de diferentes raios).
Esta forma foi adotada para canalizar o ar para a área de passageiros sem necessidade de uso de dutos fechados.
Defletores visíveis que lembram lâminas ou folhas . guiam o ar ao longo do forro e refletem a luz externa.

Desta forma, todos os elementos que esconderiam a estrutura foram eliminados.

O movimento de ar é regulado pela criação de um forro aerodinâmico, produto do trabalho de excelentes designers com ajuda da computação que permite obter a precisão e velocidade necessárias.

(clique nas imagens para ampliá-las)

 

As colunas tridimensionais que suportam a cobertura tem oito metros de altura. O aeroporto se estende sobre a ilha como um planador.

Na ausência de outros obstáculos, o único fator que limita a forma dos volumes construídos, é o espaço necessário para as aeronaves manobrarem.

A área de embarque possui 42 portas de embarque que se distribuem ao longo de 1.700 metros.

 

     

    Preço
    R$ 159,90
    à vista

    ou em até 5x de R$ 31,98

    M_in_noticia